O Certificado Digital é a identidade eletrônica e funciona como uma assinatura digital para pessoas físicas e jurídicas. Por meio dele, é possível a realização de uma série de transações fiscais obrigatórias, de uma forma muito mais prática, sustentável e segura.
O Certificado Digital utiliza um par de chaves criptografadas e comprova a identidade de uma pessoa de forma praticamente inviolável.
Para que serve
O Certificado Digital é um tipo de autenticidade eletrônica com validade jurídica (como CPF e CNPJ), que torna possível a assinatura de documentos independente do lugar onde você esteja.
É muito utilizado em transações bancárias, emissão de notas fiscais eletrônicas, reconhecimento de firmas, acesso a diversos serviços do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal), assinatura de contratos e documentos, entre outras aplicações.
O Certificado Digital é uma identidade virtual segura e para garantir a segurança, identidade exclusiva e segura para cada usuário, a tecnologia utiliza chaves criptográficas.
Principais tipos de Certificado Digital
Existem três tipos mais utilizados: o e-CPF (utilizado por pessoas físicas ou empresários para assinatura digital de documentos); e-CNPJ (que é a versão online do CNPJ, utilizada para assinar digitalmente documentos e transações); e a NF-e (flexibilidade na emissão de notas).
Além disso, também existem dois modelos do Certificado Digital: A1 (tem validade de um ano e é armazenado diretamente no computador) e o A3 (tem validade de três anos e é armazenado em um dispositivo específico).
Quais as vantagens do Certificado Digital
O Certificado Digital é a identidade da empresa e oferece assinatura com validade jurídica e fiscal. Entre as vantagens podemos citar: segurança contra fraudes, confiança nos processos, agilidade nas tarefas diárias, economia de tempo, menos tarefas burocráticas, redução de custos operacionais e sustentabilidade por evitar documentos impressos (papel e tinta).
Como obter o Certificado Digital
O primeiro passo é escolher uma Autoridade Certificadora habilitada. Após, é preciso definir qual tipo de Certificado você deseja. Na sequência, é necessário comparecer à agência com toda a documentação necessária para emissão do documento eletrônico.
Certificado Digital dentro do Sistema de Rastreabilidade de Placas (SRP)
A principal função do Certificado Digital no SRP é garantir a permissão e homologação do estampador junto ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro/Senatran).
Neste quesito, o Grupo CBM oferece o melhor Sistema de Rastreabilidade de Placas do mercado, desenvolvido pela própria empresa e homologado pelo Serpro.
O SRP do Grupo CBM é um sistema online desenvolvido com as tecnologias mais modernas do mercado, com as funções de gerenciar, monitorar e registrar todas as etapas do processo de produção e estampagem de placas veiculares.
Quer saber mais sobre o SRP CBM? Fale com nosso time!